Agenda

VELEJADOR ALGARVIO CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE NO CAMPEONATO DO MUNDO DA CLASSE DRAGÃO

2010-08-15 | CAMPEONATO DO MUNDO DE DRAGÃO – GOLD CUP


A tripulação constituída pelo leme algarvio Filipe Silva e pelo velejadores Pedro Andrade e Henrique Costa e Silva fez história ao alcançar o 3º lugar do pódio na Golden Cup da classe Dragão, que decorreu em Marstrand, na Suécia, entre 5 e 13 de Agosto de 2010.
Portugal nunca tinha conseguido trazer uma medalha da mais importante prova internacional da classe Dragão. Ao alcançar excelentes resultados nas 4 regatas realizadas (12º, 16º, 4º e 1º), a tripulação lusa obteve um resultado histórico para a vela portuguesa.
Esta conquista ganha ainda maior relevância perante as dificuldades que os velejadores nacionais tiveram que enfrentar. O proa Miguel Pinto partiu a mão quando decorria a 2ª regata, debaixo de um vento forte, mas mesmo com o elemento lesionado a equipa conseguiu terminar a prova no 16º lugar.
Miguel Pinto ficou incapacitado e teve de ser substituido por Pedro Andrade, que graças ao dia de descanso, conseguiu chegar a tempo a Marstrand para realizar as 3ª e 4ª regatas.
Nesta Gold Cup participaram 96 embarcações e os melhores velejadores de Dragão do mundo. Para o leme Filipe Silva, o resultado obtido «é uma proeza pela qualidade dos velejadores presentes, uma boa parte já foi medalhado em campeonatos internacionais ou jogos olímpicos. É uma classe altamente profissionalizada, o que nos traz uma especial satisfação. A nossa equipa é amadora, o que significa que temos grandes velejadores em Portugal.»

Para além do aspecto competitivo, a participação desta tripulação na Gold Cup permitiu a realização de importantes contactos, de forma a trazer a Portugal alguns deste velejadores de estatuto mundial. «Com esta nossa presença no campeonato do mundo conseguimos ter a confirmação da participação de alguns prestigiados velejadores nas provas Amadeu's Cup e Troféu Dom Pedro, que se irão realizar em Vilamoura, em Abril do próximo ano», afirmou Filipe Silva.
Natural do Algarve, Filipe Silva passou pelas classes optimist, snipe, laser e ainda Dragão, onde veleja actualmente. O velejador conseguiu alcançar, por 3 vezes, o título de vice-campeão europeu, em laser e Snipe e conquistou a sua melhor posição de sempre, em 1996, nos campeonatos do mundo da ISAF, onde obteve o 2º lugar na classe Laser Standart.

Janeiro 2017

01 a 01

Aulas de Vela
Escola de Vela - Todos os Fins de Semana



Fevereiro 2017

01 a 01

Veja horario de aulas SURF e BODYBOARD em PRÓXIMOS EVENTOS
Escola Surf Cimav - Dinamika


Redes Sociais


Próximos Eventos














Meteorologia

www.cimav.org  |  info@cimav.org
Tel.: +351 289 302 536/7  |  Fax: +351 289 389 153

© Copyright 2010. Todos os direitos reservados






Centro Náutico Marina de Vilamoura, 8125-409 Quarteira

design by Designars